sexta-feira, 30 de julho de 2010

Das escolas para o mundo.

Pra quem vê anime, lê mangá, ou não faz nada disso, com certeza já viu algum estudante japonês com aquele uniforme super fashion!

No Japão, o uniforme começou a ser obrigatório a partir da Era Meiji (séc XIX), quando o país decidiu seguir um pouco do modo de vida ocidental. Ele é usado exclusivamente pelos alunos do ginásio, o chugako. O uniforme masculino, o gakuran, foi inspirado nas fardas dos soldados do exército da Prússia e a maioria das escolas adotam esse modelo até hoje. O uniforme feminino, o seirafuku, também segue até hoje o modelo marinheiro inspirado na marinha real britânica.

Lá do outro lado do mundo, o uniforme pode simbolizar o status do estudante, sua personalidade (porque alguns podem ser ''customizados'') e também já é tradição no Japão.

As cores dos uniformes dependem da escola, as mais comuns são azul escuro e claro, preto, cinza, verde claro e escuro. As escolas que exigem blazer (as mais importantes, sabe), exigem também seu brasão estampado. Os estudantes dessas escolas, são muitas vezes bem invejados por aqueles que não conseguiram estudar lá, pois geralmente quem estuda nelas conseguem entrar nas melhores universidades (a Tôdai *gira* por exemplo).

Esse é o burêzafuku, os uniformes com blazer e com o símbolo da escola.
É isso por hoje, beijo!
Pris








2 comentários:

Tati Nanda disse...

os uniformes perfeitos!!!
queria que aqui fosse assim
^^
beijos meninas lindas.

Winter Sunshine disse...

podia mesmo, né? só em sonho eu acho...hasiahas
beijo!

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Winter Sunshine. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemesfree